top of page

Conheça agora a Teoria Monetária Moderna (MMT / TMM) em um minicurso em vídeo-aulas !!!

Foto do escritor: Remo BastosRemo Bastos

Atualizado: 27 de nov. de 2024



Curso de Introdução a Teoria Monetaria Moderna (MMT TMM)
Curso de Introdução a Teoria Monetaria Moderna (MMT TMM)

Lançado meu novo minicurso em vídeo-aulas: Introdução à Teoria Monetária Moderna (MMT / TMM), destinado a qualquer pessoa que deseje conhecer a abordagem econômica que está desmascarando a forma enganosa de explicar o funcionamento do orçamento público de qualquer país que emite a sua própria moeda.


Saiba no vídeo a seguir porque resolvi gravar este minicurso:








Conteúdo Programático do minicurso:


Unidade 1: Nenhum país "quebra" na própria moeda que emite


Um país que emite a sua própria moeda sempre pode gastar o quanto ele quiser, naquilo que julgar necessário, desde que em sua prórpia moeda. Não existe limite FINANCEIRO para o que ele queira comprar, desde que o pagamento seja feito na moeda que ele emite. Mas não se trata de "almoço grátis". Existem limites sim, referentes à disponibilidade de recursos REAIS (físicos, tecnológicos, humanos, etc.), mas não FINANCEIROS. Ao longo desta Unidade, serão detalhados esses limites reais.


O aluno tambem aprenderá nesta Unidade que o governo federal SEMPRE PODERÁ financiar satisfatoriamente QUAISQUER programas sociais, incluindo SUS e INSS. Nunca faltará dinheiro para isso, desde que o gasto seja pago na moeda que o país emite.


Unidade 2: Os impostos que nós pagamos NÃO SÃO receita para o governo federal.


Um país que emite a sua própria moeda não depende da arrecadação de impostos para gastar naquilo que julgar necessário. O governo não precisa do nosso dinheiro. Nós que precisamos do dinheiro dele. Acontece, na realidade, ao contrário do que é difundido na doutrina econômica hegemônica e na mídia! Os impostos são importantes por outras razões que serão explicadas ao longo desta Unidade.


Unidade 3: A "dívida" pública interna NÃO representa nenhum ônus financeiro para o país. Ela nem mesmo é uma dívida!


Os títulos públicos, vendidos no mercado financeiro, são apenas uma forma de o governo oferecer um "dinheiro" seu que paga juros, diferente do outro dinheiro que ele oferece, a sua moeda, que não paga juros aos seus detentores. O governo não precisa vender esses títulos, o faz por outros motivos, alem de oferecer um "dinheiro" seu que paga juros. O aluno tambem conhecerá outros motivos ao longo desta Unidade.


Unidade 4: Implicações políticas da consciência da soberania monetária de um país


"Por que eu nunca ouvi falar nisso? O que vejo na mídia e estudei na faculdade é totalmente diferente disso!"


Serão esclarecidas essas dúvidas nesta Unidade. Será descortinada a origem de toda essa engenhosa construção ideológica que há mais de meio século ludibria a população dos países que emitem a sua própria moeda. Ficará claro a quem interessa a difusão dessa artimanha, e o que eles perderiam se a população tomasse conhecimento da forma real como funciona o sistema monetário de um país que emite a sua própria moeda.


O aluno terá acesso a Área do Aluno, onde serão disponibilizados vários recursos e materiais complementares, e poderá interagir com outros alunos do minicurso e com o professor.


Saiba mais sobre o Prof. Remo Bastos clicando AQUI.



CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O MINICURSO!



(MOMENTANEAMENTE o minicurso está disponível para ser assistido gratuitamente no You Tube. Para aproveitar essa oportunidade, que é por tempo limitado, clique AQUI).










תגובות


Post: Blog2_Post

©2020 por Remo Bastos.

bottom of page