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Foto do escritorRemo Bastos

NO PROFIT LEFT BEHIND: OS EFEITOS DA ECONOMIA POLÍTICA GLOBAL SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA



Acaba de ser publicada a versão digital (e-book) deste meu livro, que pode ser adquirida aqui. Caso prefira a versão física (impressa), clique aqui.


O livro é fruto de três anos de pesquisa, entre 2015 e 2017, na qual procurei deslindar a intrusão da lógica corporativa na educação básica pública, notadamente nos Estados Unidos e no Brasil.


O conteúdo do livro consiste na elucidação da captura da educação pública na maioria das sociedades contemporâneas pela macroestrutura global de poder político-econômico, composta pelos grandes oligopólios empresariais (finança incluída) transnacionais, com o suporte das organizações multilaterais do sistema institucional capitalista internacional (Banco Mundial e OCDE, notadamente), das poderosas fundações privadas oriundas de imensos impérios empresariais, tais como Gates, Broad, Walton, dentre outras, dos think-tanks e dos grandes veículos de mídia, ambos graciosamente financiados pelas grandes corporações empresariais globais, no intuito de instrumentalizar aquela esfera social com vistas a dinamizar e acelerar o processo de acumulação do capital global, no contexto da grave crise estrutural que desde meados da década de 1960 assola o modo de produção capitalista.


Nesse sentido, busquei apreender, na minha pesquisa, não somente as conexões entre a educação e referida crise, mas, sobretudo, as raízes sistêmicas dessa. Mesmo admitindo a autonomia relativa da qual dispõe o complexo educacional face ao sistema econômico ao qual se integra, entendo que, em última instância, os constrangimentos estruturais impostos por aquele processo de acumulação determinam o caráter e a função que a educação desempenha no complexo social total no qual ela se insere.


Dessa forma, o livro investiga os influxos da economia política global sobre a educação básica pública de alguns países, elucidando as causas estruturais que contribuem para a deterioração dos sistemas de ensino daqueles países.


Como contraponto à danosa perspectiva empresarial adotada nos EUA (e na maioria dos países ocidentais), abordo no quarto capítulo o sistema educacional da Finlândia, reconhecido internacionalmente como um dos melhores da contemporaneidade. Ante os surpreendentes resultados obtidos por seus estudantes no primeiro teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2000, são abordados os fatores que contribuem para a consistência daquele paradigma educacional.


Para ler o Sumário do livro clique aqui.

A versão digital (e-book) pode ser adquirida aqui. Caso prefira a versão física (impressa), clique aqui. (Como uma das ardilosas estratégias da referida macroestrutura global de poder político-econômico para desviar os recursos públicos da educação em seu próprio benefício é a insistente disseminação do mito da austeridade fiscal, mostra-se cada vez mais necessário a desmistificação desse ardil, com a qual procuro contribuir em meu curso em videoaulas sobre a Teoria Monetária Moderna (MMT / TMM).


Neste curso explico que um país que emite a sua própria moeda sempre pode gastar o quanto ele quiser, naquilo que julgar necessário, desde que em sua prórpia moeda. Não existe limite FINANCEIRO para o que ele queira comprar, desde que o pagamento seja feito na moeda que ele emite. Mas não se trata de "almoço grátis". Existem limites sim, referentes à disponibilidade de recursos REAIS (físicos, tecnológicos, humanos, etc.), mas não FINANCEIROS, o que é didaticamente esclarecido no curso.


Para saber mais sobre esse curso, clique aqui.)



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