top of page

Segregação racial e socioeconômica no sistema educacional básico dos Estados Unidos

  • Foto do escritor: Remo Bastos
    Remo Bastos
  • 7 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024




O artigo aborda a persistente segregação racial e socioeconômica no sistema educacional básico dos Estados Unidos, a qual não somente estratifica o alunado dessa nação, mas tem assumido preocupantes proporções, a ponto de se caracterizar, de acordo com expressiva parcela de pesquisadores da área, como um verdadeiro regime de apartheid educacional.


São explorados a concentração de renda existente nessa sociedade, a mais desigual dentre os países desenvolvidos, mesmo sendo aquele a maior potência econômica, política, militar e cultural do mundo, bem como os preocupantes indicadores de saúde e pobreza infantis, os quais igualmente posicionam aquela nação entre as de pior desempenho entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


Tal desigualdade socioeconômica se reflete na educação, conformando um sistema escolar cuja dualidade é nitidamente engendrada desde antes do ingresso das crianças na vida escolar institucional, perpassando toda a trajetória acadêmica dos discentes.


As feridas e as máculas de séculos de iniquidade racial e social que marcam a educação daquela nação dificilmente poderão ser superadas por um estreito receituário de medidas de cunho adestrador, intimidador e controlador que caracterizam a “reforma educacional” conservadora empresarial.


Apesar de o artigo ter sido escrito há sete anos, infelizmente a penúria educacional e socioeconômica que atinge a esmagadora maioria das crianças em idade escolar, mostrada no artigo, permanece naquele país.


Para ler o artigo clique aqui.


Para aprofundamento na problemática, recomendo a leitura deste livro.


Opmerkingen


Post: Blog2_Post

©2020 por Remo Bastos.

bottom of page